segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Maternidade, esta gincana



Eu já conhecia a frase : Filho é igual a videogame, só muda de fase. Só não sabia que as fases eram tantas. Depois da fase do recém nascido - bastante assustadora - vieram as fases do engatinhar, do andar , do falar. Por essas eu esperava. Mas, quando a gente carrega o barrigão , não pensa muito além disso. Nunca pensei - eu juro - que um dia eu teria um menininho de 5 anos dizendo tudo o que pensa.  E também pensando diferente de mim, sentindo diferente. É , eu admito, tive um filho e nunca pensei que ele pudesse ser diferente, o que é absolutamente normal, visto que a gente costuma mesmo imaginar de acordo com nossos  limitados parâmetros. Por isso filho é um aprendizado e tanto.

Eu lembro que quando estava grávida desejava um filho esperto, curioso, ativo, alegre e bem humorado. Ganhei o pacote completo. Isso sem contar - não , eu não contava - com o senso crítico do menino. E alguém esperto , curioso , ativo , alegre e bem humorado, por acaso seria desprovido de senso crítico? Só na minha pobre imaginação. 

Meu filho pensa. Como eu pensava aos 5 anos . Confesso que esqueci . Claro que acabo de me lembrar. Eu pensava bastante aos 5 anos. Ele também. E agora cismou de pensar que está um menino crescido. Afinal, é o que todo mundo diz. ' Como está grande.' Como cresceu!' 'Está um rapazinho'. Foi o suficiente para ele querer saber quando poderá sair sozinho. 'Sozinho?' - disse eu. 'Sozinho!' - disse ele. Instituí a data de 11 anos, com a qual ele pareceu concordar depois de questionar porque não aos 8, aos 9 ou aos 10. Depois de satisfeito de  respostas, começou a perguntar quando é a festa de 6 anos, sendo certo que a de 5 aconteceu há uma semana. E assim segue meu Peter Pan às avessas. Todo mundo já passou por isso, só não sabia que poderia acontecer tão cedo. Juro, eu não sabia. Esse negócio de maternidade, essa gincana, é complicada. São tantas as tarefas quanto as recompensas, o problema são essas fases.

Imagem - Mother and son - Rebecca Gates

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, debata conosco, deixe sua opinião. Mãe é tudo igual agradece.

Web Analytics ▲ Topo