quinta-feira, 28 de junho de 2012

Quem faz o dever de casa das crianças?



Dever de casa nem sempre é tarefa muito simples. Tenho ouvido algumas mães dizendo que passam muito tempo ajudando as crianças a resolverem a lição, pesquisando junto, botando mesmo a mão na massa nas tarefas escolares dos filhos. Eu estranho - e este artigo não pretende dizer a ninguém o que fazer em casa, só contar minha experiência - pois em toda a minha vida escolar, minha mãe - professora - nunca sentou comigo para ensinar, ajudar a procurar ou realizar qualquer tarefa pedida pela escola. Anos depois eu mesma ganhei meu diploma de professora, mas a ideia de que tarefa escolar é atribuição exclusiva do aluno. Não adianta ajudar. 

Meu filho, na educação infantil,  iniciou com pequenas tarefas - resolvidas em 5 minutos - este ano na escola. A proposta é criar nas crianças desde cedo a rotina das tarefas de casa. Ele já tem o hábito de chegar trazer 3 vezes por semana uma pequena tarefa que reforça o trabalho que a professora vem fazendo em sala de aula. A tarefa que chega em casa já foi feita de modo semelhante em aula algumas vezes, e foi explicada pela professora em sala. Então, meu filho já chega sabendo o que fazer. Sentamos , eu leio o enunciado e ele se coloca alegre a fazer a lição. Sim, ele tem apenas 4 anos, mas não vejo motivo para que sua vida mude em relação aos deveres de casa no futuro. É claro que o bicho vai pegar mais adiante, com conteúdos diversos e cadas vez mais complexos , assim como sua capacidade de assimilar tudo. Cresce sua cabeça junto com a quantidade de trabalho a fazer, o que não dá para perder é o prazer. 


Minha ideia de dever de casa é exatamente esta que a escola do meu filho propõe. Uma atividade,  que agora é de treinamento da rotina e que logo se transformará em instrumento de reforço do conteúdo de sala de aula - quem aprende sem treinar?  mas que deve ser sempre algo que já foi exposto e exercitado na escola, pois é lá que está o professor e pai, mesmo que saiba o conteúdo , não é o professor do filho. Se algum dia eu me deparar com uma lição de casa que pede a meu filho algo que ele não sabe fazer pois não lhe foram dados os elementos para tanto na aula, eu questionarei a escola, mas não farei por ele. Fui eu quem fiz todos os meus trabalhos e assim é a vida.

Como pais devemos estimular e criar condições favoráveis para a lição de casa, como um horário certo para ela, sem distrações como televisão, num local tranquilo, em uma mesa com luz e conforto. Se for uma pesquisa podemos providenciar os elementos para que ele encontre o que está sendo pedido, mas não achar para ele. É ele quem está vivenciando a aprendizagem, fazer de conta não vale, é preciso, mesmo, viver. 

Deixo aqui a indicação de um artigo sobre lição de casa do site Educar para Crescer, que vale a pena ser lido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, debata conosco, deixe sua opinião. Mãe é tudo igual agradece.

Web Analytics ▲ Topo