segunda-feira, 26 de março de 2012

Qual sua rotina de leitura com as crianças?



A leitura, esta ferramenta de libertação, é algo importante para muitos pais hoje em dia. Muitas vezes mesmo quem não foi incentivado a ler vê o hábito como primordial para o desenvolvimento dos filhos . Cada família tem seu método para estimular os pequenos a ingressar com prazer no mundo dos livros. Levar a livrarias, bibliotecas, comprar livros quando é possível, gibis, contar histórias com ou sem livros, são maneiras de estimular a leitura. Além de tudo isso ,  existe também a hora da história, aquele horário certo em que os pais lêem para os filhos. Na maioria das vezes a hora da história é a hora de dormir.

Introduzir a hora da história pode ser um pouco complicado como é para estabelecer toda e qualquer rotina . Nem sempre as crianças pequenas estão dispostas e ficar quietinho  pode ser difícil e é importante para ouvir com atenção. A repetição, contudo, é o que vai fazer com que elas acabem se acostumando com aquela horinha boa, em que papai ou mamãe irão sentar para contar com voz leve a pausada as histórias preferidas. Existe ainda um outro inconveniente para o horário rígido: depois que as crianças acostumam com a hora da história, elas fazem questão que o compromisso seja levado à risca. Assim, mesmo se papai ou mamãe estiverem cansados serão obrigados a contar. 

Sou adepta da livre leitura, não faço a hora da história com rigidez mas não pelos motivos descritos acima. São  dois os meus motivos. Prefiro não associar a leitura a um compromisso ao qual devo estar obrigada. Para mim a leitura é um prazer e um hábito que não deve ter horário. O segundo motivo é que eu fico sonolenta todas as vezes que conto histórias à noite. E muitas vezes eu faço a pedidos. O problema é que eu durmo. 

Mas, é claro,  não invalido em absoluto a hora da leitura para as crianças em casa. Só não consigo instituir um horário assim na minha casa. Leio para o meu filho sempre que ele pede e outras vezes sou eu que proponho a leitura. Com horário ou sem horário, o importante é ler. E na sua casa, como funciona? Responda nos comentários e também na nossa enquete no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, debata conosco, deixe sua opinião. Mãe é tudo igual agradece.

Web Analytics ▲ Topo