sexta-feira, 8 de julho de 2011

Mães pelo mundo – Bélgica

P9110329

Mães pelo mundo desta semana traz as impressões de Elaine Thomaz de Aquino, que vive em Bruxelas, Bélgica. Elaine não é blogueira como as outras mães entrevistadas até agora mas aceitou o convite com muita gentileza, o que agradeço. Vejamos um pouco da vida de uma mãe brasileira na Bélgica.

Blog - Há quanto tempo você mora fora do Brasil? Seu filho/ filhos nasceram fora? Quais as idades?

Elaine -Moro há 3 anos e meio fora do Brasil, minha filha nasceu aqui na Belgica no dia 23 de julho de 2010, ela tem 11 meses.

Blog -Como seu filho vivencia sua dupla identidade cultural?

Elaine - Como muitas crianças filhos de pais de dupla nacionalidade , ela esta se adaptando. Conversamos com a pediatra e ela nos aconselhou a cada um falar a sua linga mae e entre nos escolhermos uma lingua, entao com ela eu falo portugues, o pai fala em Bulgaro e entre nos falamos em português.

Blog -Quais as principais diferenças culturais e econômicas e educacionais você encontrou aí em relação ao Brasil no que diz respeito a criação dos filhos?

Elaine -Aqui na Belgica as crianças vao a escola desde 1 ano e 8 meses, no Brasil nao encontramos isso, eu acho que é uma coisa boa para que a criança se habitue com a ideia de horarios e atividade em grupo....

Aqui nos levamos nossa filha cada mês na pediatra, isso nao é muito comum no Brasil em  parte pelas condiçoes financeiras das maior parte das familias. A maioria das crianças aqui tem acesso a vida de conforto e qualidade nutricional melhor em comparaçao ao Brasil que infelismente com um salario tao baixo os pais nao tem condiçoes de oferecer a seus filhos tantas coisas que nos aqui na Europa podemos oferecer a nossos filhos como; viagens de ferias todo ano , comida variada, brinquedos e roupas . Eu nasci no Brasil e seu que minha mae queria me dar muitas coisas ,mas nao podia.Eu queria fazer faculdade, cursos de lingua.... mas nao fiz meus pais nao podia pagar para mim e meus irmaos, em comparaçao aqui em Bruxelas quando vou ao supermercado eu vejo que as caixa falam pelo menos tres idiomas. Eu tentei fazer curso de ingles no Rio de janeiro,mas estamos muito vago sem conteudo, aqui os cursos sao muito bons e tambem se pode praticar com mais facilidade, no Brasil se voce nao trabalha na área de turismo não tem como praticar.

Blog -Como é o lazer das crianças na Bélgica, quais os hábitos da comunidade nesse sentido?

 

Elaine -Eu vejo que as crianças sao habituadas a viajar todo ano com seus pais e conhecer lugares novos, isso é muito bom para o crescimento cultural da criança. Eu vejo que as escolas sempre organizam passeios em museus, em parques.  As familias aqui gostam de ir aos parques, que sao em grande numero aqui. Tem familias que vao ao shopping, mas a maior parte delas voce vai encontrar em parques, acho que é um hábito que eles adquirem desde pequenos.

-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, debata conosco, deixe sua opinião. Mãe é tudo igual agradece.

Web Analytics ▲ Topo