sexta-feira, 15 de julho de 2011

Mães pelo mundo – Alemanha 2

CIMG0372

A entevistada de hoje do Mães pelo mundo é a querida Georgia dos blogs Saia Justa e O que elas estão lendo !? . Georgia, que posta sempre sobre os filhos no Saia, é a mãezona de Daniel , 12 anos e Viviane, 7, que nasceram na Alemanha. No Saia Justa Georgia , além de muitos outros assuntos interessantes, fala da criação dos filhos e da sua experiência como mãe . Depois da entrevista da Nina, Georgia hoje está aqui para falar um pouco mais de como é para uma brasileira ter filhos na Alemanha.

Blog - Há quanto tempo você mora fora do Brasil?

 

Georgia - Cheguei na Alemanha em maio de 1994, portanto há 17 anos. Minha nossa, o tempo voou!

 

Blog - Como seua filhos vivenciam sua dupla identidade cultural?

Georgia - Meus filhos acham engracado eu misturar as duas línguas quando estou explicando alguma coisa prá eles. É que eu falo português com eles e quando percebo que eles nao entenderam no meio da frase em português eu tasco a palavra que eles sabem em alemao para entenderem, rs, é engracado.

 

Blog - Quais as principais diferenças culturais e econômicas e educacionais você encontrou aí em relação ao Brasil no que diz respeito a criação dos filhos, relacione prós e contras , por favor.

Georgia - Eu digo que criar filhos aqui é mais fácil do que no Brasil. A Alemanha é um país todo estruturado. O que eu ensino para o meu filho em casa, a escola reforca. Vou citar um exemplo fácil e comum. Atravessar a rua somente no sinal e o sinal funciona. Pensamos em termos de Brasil, ou nao temos sinais, ou eles não funcionam e ai a crianca aprende que ela tem que se virar o melhor possível para nao ser atropelada quando ela tem que atravessar a rua. Quando cheguei na Alemanha, atravessei a rua com o sinal vermelho (habito do Brasil), a polícia me viu e me pagou uma geral dizendo que eu estaria dando o mal exemplo para uma crianca. Como ele viu que eu quase nao falava alemao, eu nao recebi uma multa. Entendeu? O simples atravessar de uma rua se a polícia te ver fazendo bobagem, você é multado.

Blog -Como é o lazer das crianças na Alemanha, quais os hábitos da comunidade nesse sentido?

 

Georgia - O alemão é muito simples no lazer. Eles gostam de andar de bicicleta com a família nos finais de semana. Eles brincam muito em pracinhas públicas ou nos parquinhos. Eles gostam de andar na floresta. Eles praticam muito esporte desde crianca. Todas as criancas por exemplo quando estao na 3° Série já sabem nadar, pois as escolas fazem vínculo com algum clube.

Blog – Alguma curiosidade em relação à criação de filhos Alemanha X Brasil?

Georgia -  Uma curiosidade são as festas de aniversário:


O alemao nao gasta rios de dinheiro com as festas de aniversário das criancas. Quando a crianca é ainda pequena, eles convidam para a festa exatamente o número de criancas da idade que o aniversariante está fazendo. Por exemplo: se a crinca faz 5 anos , os pais convidam 5 criancas para que ele aprenda e assimile a nova idade. Ele vai sempre se lembrar que ele fez 5 anos porque tinha 5 amiguinhos na festa. Há famílias que nem isso fazem. Festa de crianca pequena é somente para a familia: mae, pai, avós e priminhos.


Quando eles já são maiores tipo 9 anos ou mais, eles vão para o cinema com os convidados, ou eles vao passar a tarde nadando, ou eles vao para algum clube que ofereca alguma coisa esportiva, tudo patrocinado pela familia do aniversariante, ou vao para o Mc Donald, essas coisas. Nunca fui e nunca vi uma festa de aniversario infantil por aqui com essas mesas decoradas e uma infinidade de convidados como acontece no Brasil. Isso para eles é jogar dinheiro fora.

Web Analytics ▲ Topo