quinta-feira, 21 de julho de 2011

Contando Monteiro Lobato para os pequenos

o saci

Entusiasmada, aceitei a tarefa , proposta pelo blog Desabafo de Mãe , de apresentar O Saci de Monteiro Lobato ao meu filho de 3 anos. Pode me chamar de maluca. Afinal, os livros de Lobato são sempre indicados para crianças a partir de 08 anos, não é mesmo? Imaginei que seria difícil mesmo ler de modo linear, toda a história. Mas, como não basta ser mãe , tem que ser criativa , acabei bolando uma estratégia…

Comecei a contar a história no banho, na hora do lanche das brincadeiras. Perguntava: você conhece o saci? Ele pula de uma vez só! Vamos pular como saci? Optei por não apresentar ainda a série da tv para que ele use bastante o imaginário para construir a história na sua cabecinha. Nossos filhos vivem num mundo muito visual, estimular a imaginação ao invés de imagens prontas não deve fazer mal, não é mesmo? Por outro lado, usei abusei das músicas do Sitio do Pica-pau Amarelo. Foi assim que consegui chamar a atenção do Ernesto para O Saci. Uma vez curioso, a chegada do livro passou a ser aguardada.

“Mas, o livro não tem muita figura né, mãe, só letrinhas?” Pois é , este é também um dos pontos levantado pela Ceila do Desabafo de Mãe ao contar sua experiência. Os livros de Lobato não tem muitas figuras e , em contrapartida, tem muitas letrinhas! Fiz então um pequeno resumo da história para montar um livrinho só nosso, com ilustrações do Sr. Ernesto,  o meu Pedrinho. A experiência tem sido legal, temos falado muito sobre O Saci este mês aqui em casa. Assim que terminarmos o livro, eu posto o resultado. #ficadica

Web Analytics ▲ Topo