segunda-feira, 20 de junho de 2011

Os melhores livros do ano da Crescer : Sombra de Suzy Lee

sombra

Iniciando da maratora de resenhas dos 30 melhores livros infantis do ano trago minha opinião do livro Sombra da sul-coreana Suzy Lee. Sombra faz parte de uma trilogia juntamente com Onda e Espelho. Neste livro a partir de sombras em um lugar que pode ser um sótão , depósito ou garagem de casa, onde para um adulto normal não é lugar para criança brincar por ser perigoso e cheio de entulhos e tralhas, uma menininha vive aventuras no mundo da imaginação.

Aproveito antes disso para modificar um pouco a brincadeira. Esqueçamos um pouco a ideia de uma resenha tradicional. Vou tentar contar minha experiência com o livro, tudo bem?

Segundo a lista da revista Crescer, o livro é indicado a partir de 4 anos. E acho que é isso mesmo.  O “a partir de’ limita a idade inicial para embarcar na aventura da obra de arte de Suzy Lee, para a idade final não existe limite. É livro para todas as idades. Além de integrar a lista da Crescer, Sombra também integrou a lista dos melhores livros ilustrados do The New York Times em 2010. Agora eu vou mostrar o motivo com uma amostra da animação da divulgação da editora Cosac Naify.


Lindo, não? Assim como Onda e Espelho , Sombra traz a meninha brava e encantadora na ação de suas brincadeiras. Por ser um livro imagem, Sombra é capaz de encantar a todos e a parte triste da história para mim é o preço sugerido de R$ 42, quase 8% do valor do salário mínimo nacional, um preço proibitivo. Este é o tipo de livro que todas as crianças deveriam ter acesso. Mas, ainda é um luxo para poucos. Restam-nos as bibliotecas, se é que elas estão aparelhadas para tanto , mas isso é artigo para outra série de artigos.

Sombra é mais que um livro , é uma experiência que reporta nossos melhores momentos e talvez seja este o segredo do seu sucesso. Ume excelente livro para ajudar a desabrochar no leitor do futuro o prazer da leitura. Tudo isso em um livro sem palavras. Assim é a arte.

Curiosidades:
Suzy Lee, que mora em Cingapura e tem dois filhos pequenos – você pode conferir todo o seu trabalho em www.suzyleebooks.com – ganhou o prêmio rêmio de Livro Mais Bonito da Suíça concedido pelo Governo Suíço pelo livro La revanche des lapins ( A vingança dos coelhos) ainda não publicado no Brasil, uma pena.

Confira os videos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, debata conosco, deixe sua opinião. Mãe é tudo igual agradece.

Web Analytics ▲ Topo