quarta-feira, 29 de junho de 2011

Os melhores livros do ano da Crescer : O Livro Redondo de Caulos



Redondo, redondinho. Assim é o livro do do artista plástico e cartunista Caulos, O Livro Redondo. Bola, balão, laranja – tudo cabe numa caixa quadrada, mas são redondos como o nosso mundo – como o nariz do palhaço, a gema do ovo, a roda da bicicleta, a lua cheia no céu. Após “enquadrar” páginas de diversão na frente dos olhos da criançada como fez com O Livro Quadrado, Caulos traz as redondices coloridas do nosso planeta em O livro redondo. O livro , apresenta e brinca com a forma para crianças que estão descobrindo o livro, para as que estão descobrindo as letras e para as já crescidas que estão lendo para os filhos. Uma delícia de livro para apresentar seu pequeno no mundo das formas e do raciocínio lógico.




E o  Livro Redondo, da editora Rocco, nas livrarias com preço sugerido de R$ 29,00, foi também selecionado para o PNBE 2010. Sabe o que quer dizer  PNBE?  É o Programa Nacional Biblioteca da Escola . Os livros escolhidos pelo MEC são distribuídos para escolas municipais, estaduais e federais que atendem ao ensino fundamental e/ou médio e às instituições de educação infantil (creches e pré-escolas). No total foram selecionados no ano passado 250 títulos de 100 diferentes editoras .Isso quer dizer que Livro Redondo deve estar na biblioteca mais próxima.








Caulos – nome artístico de Luis Carlos Coutinho – mineiro de Araguari, nasceu em 1943,  em Minas Gerais, e vive no Rio de Janeiro. Foi piloto da Marinha Mercante e hoje é pintor. Publicou, nos anos 70, desenhos de humor em revistas e jornais do Brasil (como O Pasquim) e no exterior. A partir da década de 80, passou a se dedicar exclusivamente à pintura, fazendo exposições individuais no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, o MAM, nas Galerias Bonino e Ipanema e na Bolsa de Arte de Porto Alegre. Nas pesquisas sobre o autor acabei achando um outro livro que me deixou apaixonada .  É O segredo de Magritte, da coleção Pintando o Sete, também da editora Rocco. Sou apaixonada pela obra do belga René Magritte e sua apresentação para crianças por Caulos é belíssima e bem humorada. A coleção tem ainda outros 3 títulos para crianças a partir de 7 anos. O jardim da infância de Matisse, Seurat e o arco-íris e Mondrian, o holandês voador.  Fica a dica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, debata conosco, deixe sua opinião. Mãe é tudo igual agradece.

Web Analytics ▲ Topo