quinta-feira, 23 de junho de 2011

Mottainai

tageletro

Ouvi esta palavra japonesa pela primeira vez semana passada no programa Caminhos Alternativos, que costumo acompanhar aos sábados pela manhã na Rádio CBN. Mottainai não possui tradução fechada para nenhuma outra língua, assim como a nossa bela palavra saudade. Para traduzir Mottainai precisamos de várias palavras. Podemos dizer que significa “ evite desperdício” Segundo a entrevistada do programa, a professora Tsukasa Yoshida Kurita, do Centro Educacional Pioneiro em São Paulo, as gerações de japoneses cresceram ouvindo os mais velhos dizerem “Mottainai” quando deixavam comida no prato. Mas, não é só isso. Mottainai também diz respeito ao não desperdício nas relações humanas.

Segundo a professora Kurita, a palavra ficou um pouco esquecida no Japão depois da sua ocidentalização para ser redescoberta pela Ministra do Meio Ambiente do Quênia Wangari Maathai, exemplo corajoso de vida , prêmio Nobel da Paz de 2004. Maathai trouxe de volta a palavra Mottainai com as seguintes conotações:

“Mottainai é uma mensagem do Japão para o Mundo"
"Mottainai é uma forma de dizer obrigado a alguém que te ajudou"
"Mottainai é o sentimento de saudade de coisas que foram perdidas"
"Mottainai é uma pequena bondade que por vezes perde para o Mendokusai (tarefas chatas)"
"Reduzir, Reutilizar, Reciclar + Respeitar. Este é o 3R+R que conceitua o Mottainai"

thai

Vivemos no sistema capitalista. Consumir é inevitável, mas ainda existe, ou deveria existir,  o poder de escolha. Ele está aí escondido em algum lugar atrás dos outdoors e frases de efeito da mídia. Cada vez mais precisamos nos defender da propaganda e criar mecanismos de controle . Precisamos consumir, mas não tanto , não a toda hora, não ao custo de nosso bem estar. Dar valor as coisas  mais do que ao ato de comprar é algo que está sendo perdido. Vivemos uma vida muito externa e tantas vezes encontramos pessoas desprovidas de interior. Por que precisamos tanto de dinheiro para sermos felizes? Por que compramos tudo, até mesmo esta ideia? Mottainai é um jeito de pensar na utilização das coisas de forma consciente. Consciente, acordado , desperto. É assim que precisamos estar sempre. Acontecerão cochilos, mas na maior parte do tempo os olhos precisam estar abertos.

Consumo consciente, o que é isso afinal? Do consumo não podemos fugir, pelo menos não enquanto não ultrapassarmos este Sistema Capitalista, mas podemos escolher o que colocar para dentro de casa de acordo com nossa postura de vida. Não existe certo nem errado, existe um planeta que usamos há milhares de anos, entulhamos há bons pares de séculos e envenenamos há décadas, como se não houvesse amanhã. Tudo com a desculpa de que precisamos sobreviver, não importa o quanto destruímos. Ando pensando cada vez mais em tomar o caminho inverso e tentar usar só o que eu preciso do mundo. É difícil para uma ocidental do terceiro mundo e não se faz isso de uma hora para a outra, mas não custa tentar.

Este artigo é parte da Blogagem Coletiva O que é Consumo Consciente para você? promovido pelo blog What Mommy Needs. Aproveito para dizer que a lojinha virtual WMN da amiga Carol Pombo já está funcionando no endereço www.wmnloja.com.br/site e lá é possivel adquirir meu livro Culpa de mãe.

 

Para saber mais :

 

http://www.mottainai.org.br/

Leia trechos da autobiografia de Wangari Maathai

 

 

3 comentários:

  1. Vanessa, muito obrigada pelo texto. Excelente reflexão! Vou compartilhar!

    Lembrando a todas que a blogagem continua até dia 30!

    Grande beijo

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto. Vou incorporar esta palavrinha para minha vida.
    Obrigada!
    Abraços.
    Ótima sexta.

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua reflexão e a qualidade de seus textos. Acabei de chegar, mas passarei a vir com frequência.

    ResponderExcluir

Comente, debata conosco, deixe sua opinião. Mãe é tudo igual agradece.

Web Analytics ▲ Topo