terça-feira, 10 de maio de 2011

Opinião de leitor é o que vale

reader2572
Ontem me deparecei uma resenha no skoob sobre o meu livro Culpa de Mãe que me deixou muito feliz. Sim, porque eu posso muito bem dizer que o livro é ótimo, mas se quem o avalia é uma leitora que eu nunca vi na vida e mora do outro lado do país, completamente isenta para tecer sua crítica, acho que aí sim tá valendo. Então eis a resenha , muito completa por sinal. Pedi permissão para citá-la e acabei  decidindo publicar na íntegra.

"Culpa de Mãe" é o primeiro livro da Vanessa Anacleto, editora do Fio de Ariadne, como leio o Fio já faz algum tempo (assim coisa de três anos) quando a Vanessa anunciou ele fiquei de cara com vontade de ler... Mas... minha lista de livros a serem lidos por obrigação é enorme, saco, e eu fui deixando para as férias ou coisa do gênero... No entanto, a Elaine Gaspareto inventou de entrevistar a Vanessa, que inventou de disponibilizar o primeiro capitulo do livro... ai no meio do feriado de Páscoa eu não resistir e trouxe a Fernanda para minha casa.


O livro chegou ontem e hoje eu coloquei ele na bolsa e hoje passei o dia inteiro na companhia da Fernanda e sua enorme culpa de mãe e sim, esse post conteráspoilers, porque sim, eu tenho que falar sobre esse livro e seus personagens...

O livro é ótimo, é leve, divertido, bom para você ri e se enternecer, a personagem principal é a Fernanda uma mãe de primeira viagem que a principio me pareceu ser meio louca, mas depois de ler o livro e conhecer melhor a Fernanda descobrir que não é que ela seja louca é que quando a gente se encontra com ela pela primeira vez ela simplesmente está meio enlouquecida pela urgência do fim de sua licença maternidade.

A Fernanda não é louca, ela é mimada, uma figura terrivelmente mimada. Sabe aquele tipo de pessoa que tem tudo? Uma mãe legal, um marido dos sonhos (meu Deus dá um Olavo para mim \o/), a chefe que todo mundo pediu a Deus, o emprego que gosta, uma vida perfeita, um casamento ótimo, uma gravidez ideal e uma filhinha linda! Ela tem T-U-D-O mesmooo, até comida caseira saudável congelada na geladeira feita por outra pessoa. Acho que o primeiro dilema realmente serio da Fernanda é o dilema relacionado ao ser mãe é nesse momento em que ela não pode mais ter tudo que ela quer ao mesmo tempo (o trabalho e a  maternidade) e entra em crise, é nessa crise que nós encontramos ela.
Apesar de mimada, ela é super fofa. Os mimos dela são ótimos, eu confesso que passei o dia inteiro lendo culpa de mãe e falando da Fernanda e mostrando as pérolas dela para minhas amigas pedagogas... Meu Deus, a mesma pessoa que parece chiar para pagar R$ 5,00  ao flanelinha é a pessoa que paga uma creche que custa o preço de uma universidade e planeja comprar uma esteira nova. Oi? O que é R$ 5,00 para a Fernanda que pode pagar uma creche que custa uma mensalidade de universidade e um esteira ao mesmo tempo??? rsrs...

Mas, acho que essas coisitas dela tornam ela ainda mais real, a gente cruza com gente assim todo dia, ela não é uma pessoa PERFEITA, ela é um pessoa, com seus altos e baixos, com suas chatices e fofuras... Aliás, não só a Fernanda é um personagem que cativa a gente, tem as pessoas que estão ao redor dela... Poxa, a chefe dela, a Cora é ótimaaaa, ela é sensacional, acho até que vou começar uma campanha  no twitter tipo #VanessaescreverumlivrosópraCora, pq a Cora é O CARA, vejo ela na minha frente com os óculos na ponta do nariz se divertindo as custas dos dramas da Fernanda rsrss \o/
Não, tenho que transcrever um dialogo ótimo das duas:

"_ Você é um anjo, Cora!



_ Não exagere querida. Você vale o investimento. Dê um beijo na neném por mim. Darei uma passadinha aí para levar um presentinho que comprei.



_ Não precisa fazer isso Cora. Venha aqui e não se preocupe com presentes. Aquele urso tem validade para os próximos 15 anos.



_ Você não vai acreditar, querida. - rio Cora divertida - Achei a esposa dele!



_ Esposa de quem? - Perguntou Fernanda.



_Ora, do urso! Linda e com um laço na cabeça.



_Cora!



_ Não me contrarie, querida -  defendeu-se Cora - Já sei que sou um anjo e a melhor chefe que uma mãe poderia ter. Agora estou focada em ser uma madrinha inesquecível."
(ANACLETO, Vanessa, pag. 91, 92)
A Fernanda é mesmo um dengo só, mas não tem só ela de mãe fofa, tem as culpadas que convivem com ela. São as mães culpadas que fazem um clube e se reúnem para tentarem se ajudar na tarefa de lidarem com o desafio da maternidade, também são mulheres divertidas, um tanto menos mimadas que a Fernanda, ajudam ela nesse processo todo. Realmente a nega tem sorte, ela conta com muita ajuda mesmoooo!
Mas, a parte a Fernanda e a Cora tem outro momento que eu gostaria de destacar, uma fala de uma mãe em relação ao dialogo mãe-creche, ela diz:
"Não conheço nenhuma mãe que deixe um bebê tão pequeno num berçário para ir ao shopping, vocês conhecem? argumentou Raquel - Só fazemos isso por que precisamos e precisamos por eles. Para dar o melhor para eles."
(ANACLETO, Vanessa, pag. 76)
Néh por nada não, mas segundo as pessoas que trabalham com educação infantil com as quais cruzo e algumas amigas que estavam comigo hoje, tem mãe que faz isso sim! Ah se tem! Pode acreditar que tem!


Ah, também tenho que destacar uma personagem que não curtir muito, Antônia, a babá, ela parece o que minha irmã chama de "Mec Escrava Feliz", a mãe doente, vida dura pra chuchu, a entrevista excessivamente invasiva das suas contratantes (putz, vida pessoal é pessoal, se fumo, se bebo, se ... não é da conta de meu empregador, basta saber que não vou fumar, beber ou ... no espaço de trabalho o resto realmetne não diz respeito a patrão algum, isso é invasão de privacidade), a falta de confiança latente das duas em seu trabalho e ainda assim ela aparenta ser uma pessoa tagarela e despreocupada, sorridente sempre... E quando ela falta por causa da mãe, Fernanda em nenhum momento pondera a situação dela, ou relativiza seu drama pessoal, se preocupa com a pessoa que fica com sua pequena, ela só consegue pensar que o contratempo da doença da mãe da babá cria situações que lhe trazem mais culpa. Putz, imagina a culpa que a Antônia deve sentir todos os dias indo cuidar da criança dos outros enquanto sua mãe agoniza???

Enfim, voltando para as questões gerais do livro, realmente "Culpa de Mãe" é envolvente, rápido, sua protagonista é ótima e está cercada por personagens igualmente ótimos, assim reais, quando a gente ler sente que conhece alguém daquele jeito ou do outro... Como é fácil se envolver com essa história, ama, se irrita, tem vontade de dar uns cascudos na Fernanda pra ela deixar de dengo, tem vontade de colocar ela no colo e se no começo a gente vê uma mulher enlouquecida no final a gente encontra uma mulher que no minimo está lidando com aquilo que ela não pode ter.

Poderia falar muito mais sobre o livro, a Fernanda não é só dengosa, ela é muito mais suas reflexões valem a pena... E o livro não é só ela, tem todos os outros personagens, as outras mães, a mãe da Fernanda, sua sogra (adorei a velha \o/), a Cora (#VanessaescreverumlivrosópraCora), a psicologa (que sempre diz coisas que eu queria dizer). Enfim, acho que já falei demais, amei o livro mesmoooo... tanto que senti pena quando vi a história caminhando para o final... Fiquei com o gosto de quero mais...

* Texto publicado no blog Uma Pandora e sua caixa!!!
** imagem da artista Belinda Del Pesco

7 comentários:

  1. Esta outra leitora aqui faz coro!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Fiquei com muita vontade de ler o livro!!
    Vou comprar com certeza!!
    Ahhh e amei o blog! Ainda não encontrei muitos, voltados para o mundo "maluco" das mamães...
    parabéns!!! Já favoritei!!! Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns querida! Vc merece!

    bjkas

    ResponderExcluir
  4. Oi querida!
    Durante este mês estará rolando sorteio semanal lá no blog!!!
    Dê um pulinho para conferir!
    Bjinhos,
    Vanessa Datrino
    www.datrinodesign.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oia!!! Se a autora diz minha opinião "foi muito completa" fico até meio metida!!! rsrsrs... E que venham os próximos livros, com Fernandas e Coras \o/

    Cheros Vanessa!!!

    ResponderExcluir
  6. Oia!!! Se a autora diz minha opinião "foi muito completa" fico até meio metida!!! rsrsrs... E que venham os próximos livros, com Fernandas e Coras \o/

    Cheros Vanessa!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi querida!
    Durante este mês estará rolando sorteio semanal lá no blog!!!
    Dê um pulinho para conferir!
    Bjinhos,
    Vanessa Datrino
    www.datrinodesign.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comente, debata conosco, deixe sua opinião. Mãe é tudo igual agradece.

Web Analytics ▲ Topo