segunda-feira, 25 de abril de 2011

Fralda de Pano?

fralda1
Tenho lido vários artigos sobre a volta das fraldas de pano. É, isso mesmo, de pano. Tecido, 100% algodão, sabe como é. Sou muito antiga sabe? E antigamente, não existiam fraldas descartaveis no mercado. Creio que quando minha irmã caçula, hoje com 34 anos, nasceu, elas até já eram comercializadas no Brasil , apesar de ser caro demais.


Hoje, todo mundo usa fralda descartável, como se simplesmente não houvesse outra opção. Por conta disso, muitas crianças manifestam dermatites incômodas, isso sem falar no impacto ambiental. Sabe quando as fraldas descartáveis dos nossos filhos deixarão a face do planeta? 450 anos. Isso mesmo, quatrocentos e cinquenta anos, o que será lá por 2461. Por outro lado, fico imaginando o quanto de água uma família que opte pelas fraldas de pano deverá gastar em aproximadamente 30 meses. Água é um recurso escasso e a superpopulação pode secar o planeta terra lavando fraldas. O que fazer? Continuar amontoando lixo e provocando alergias nas crianças ou consumir toda a água do planeta?



Li uma frase da professora e cientista ambiental Donella H. Meadows, co-autora do livro Os Limites do Crescimento que era , mais ou menos – tradução livre – assim:
É ótimo tentar mudar a nossa vida na direção da justiça ecológica, mas também é verdade que toda atividade humana tem impacto ambiental - especialmente as atividades da fração da população humana rica o suficiente para ter as fraldas de qualquer tipo. Do ponto de vista da terra não é importante o tipo de fraldas que você usa. A decisão importante foi ter o bebê.”
Acho que Donella Meadwos disse tudo. Se chegamos ao ponto de podermos decidir quais fraldas usar, que seja conscientemente . Isso quer dizer que precisamos pensar também nos absorventes das mamães, no destino do óleo de cozinha - você não joga o seu na pia, joga? –, no descarte dos remédios ( sabe o que os antibióticos podem fazer no lixo comum?) e no consumo consciente de todo e qualquer produto.

Independente da sua escolha, que não julgarei por não ter elementos para tanto, a opção por este ou aquele método para manter seu bebê sequinho merece ser pensada. Seja pelo impacto ambiental, seja pelo que é melhor para a criança, seja pelo que é viável para você. Eu , ainda que tenha cogitado, não teria condições de usar fraldas de pano. Cuidei do meu bebê 24 horas por dia sem ajuda nenhuma até um ano e meio e durante 20 horas até os 2 anos e meio. Isso quer dizer que eu desabaria se tivesse que cuidar de fraldas de pano.Não sou defensora nem contrária à volta do pano, quero pensar, compreender melhor o tema.  E você?


UPDATE - Leia o artigo da Dé do blog Pedalando em Paris sobre o assunto..

11 comentários:

  1. Eu já pensei nesse assunto e cheguei a conclusào de q é inviável, pelo menos aqui no Canadá. Além do problema da água, nós não temos área de serviço, onde secar as roupas, então teria q usar muito mais a secadora, mas acho q o principal motivo de eu não ter escolhido a fralda de pano é o fator humano, eu iria ter muito mais trabalho. A fralda descartável foi uma ótima invenção, minha avó teria usado se existisse na época dela. hahaha.
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Se as pessoas soubessem como é facil cuidar das novas fraldas de pano... muito mais gente usaria! Meu filho usa desde os 11 meses (demorei para criar coragem porque nao conhecia ninguém que usava) e me arrependi de nao ter começado antes.

    E olha que eu trabalho, faxineira so' 2h30 por semana, a baba' so' cuida dele enquanto eu e meu marido trabalhamos (na França o esquema é beeeeem diferente do Brasil), não existe isso da baba' ficar em casa ao mesmo tempo que os pais. Além disso fazemos toda a comida dele e lavo as fraldas. E te asseguro que é super tranquilo. Ainda tenho tempo para brincar com ele, dar banho, arrumar a casa e ter 2 blogs. :)

    A unica coisa que sempre digo é que precisa de organização e certa disciplina. E isso não é todo mundo que tem e eu entendo perfeitamente.

    ResponderExcluir
  3. Oi, seria legal para vc conhecer alguem que realmente faz o uso da fralda de pano e poder ver um dia a rotina, vc se surpreenderia com a facilidade, acqbei de ver agora um video americano de 2 maes que tem quadrigemeos e dao o depoimento de quao facil é. Vc vai cuidar da fralda da mesma forma que cuida das roupinhas do bb, vc junta como junta as roupas sujas e lava no final do dia ou a cada dois dias dependendo o numero de fraldas que vc tenha. Mas este é uma coisa que cada um faz a sua parte da maneira que achar melhor. A opcao da fralda de pano nem sempre é so ecologica ela é tbm pela saude do bebe e economica tbm a partir do momento que uma mae usa de pano ela economiza nao so em fraldas mas tbm no hipoglos, pois com o uso de fralda de pano nao ha necessidade da assaduras.

    ResponderExcluir
  4. Uma vez eu li na Revista Pró-teste que, em termos de estrago ambiental, como aliás vc já mencionou, entre o plástico e o uso da água, o dano ambiental empata, se o gasto com a água não for maior.

    ResponderExcluir
  5. Oi Vanessa. Eu acho que é um erro comum as pessoas dizerem que o uso da fralda de pano aumenta muito o consumo de água. Porque hoje em dia usamos máquinas de lavar, e acrescentar cerca de quatro fraldas de pano na lavagem por dia não demanda o aumento do nível da água. Pode até demandar uma lavagem a mais no mês. Aqui em casa temos uma máquina de 11 kg. Eu junto o máximo de roupas possível, e incluo as fraldas de pano na lavagem. Quando é necessário deixá-las de molho, reutilizo a água para lavar panos de chão. Então, não dá pra dizer que as fraldas descartáveis se equivalem às de pano, em termos ambientais. Não mesmo! Eu já usei muitas fraldas descartáveis, só descobri as novas de pano recentemente. Mas, se tiver outro filho, com certeza usarei as de pano desde o início. Outra ideia legal é o coletor menstrual ao invés de absorventes. Estou usando também!

    É uma questão de mudança de paradigma. Precisamos nos religar às necessidades de nosso planeta! Ter consciência ambiental já!

    Fiquei tão impactada com essa quantidade absurda de lixo que produzimos que passei a produzir e vender as fraldas de pano! E agora quero passar essa ideia adiante o máximo que posso!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Vanessa, claro que pode colocar o link! Gosto de compartilhar a minha experiencia e mostrar que não é assim tão complicado quanto parece.

    ResponderExcluir
  7. Oi Vanessa, muito legal as respostas a esse post, fiquei morta de vontade de tentar as fraldas de pano, talvez eu as use para ficar em casa e as descartáveis para sair, vamos ver como fica, depois eu te digo como foi. Vale a pena experimentar!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  8. Oi, mas uma coisa em relacao a agua nao se esqueca que para a polpa da Arvore se tornar a celulose branquinha que vai no meio das descartaveis teve sim o uso de agua e de quimica que irao em contato com o bebe e no meio ambiente. Fora que para cada crianca sao necessaria uma qntidade aproximada de 5.000 a 6000 fraldas e vc nao acha que na producao da mesma nao foi usada muita agua e de maneira que nem sabemos como, sendo que de pano vc tem em menos qntidade, e estas podem ser usadas por mais de 1 crianca. A lavagem das fraldas podem ser feitas de maneira conciente. Uma mae pode usar agua do banho do bbe para lavar roupas, a maioria da maquina tem controle de qntidade de agua, e algumas maes reutilizam a agua que sai da maquina em outras coisas. Ah, em relacao a quimica na agua, geralmente usasse pouco sabao, geralmente de coco ou as mais ecologicas usam biodegradavel. O numero de fraldas descartaveis 'e muito grande em comparacao as de pano, acho que 'e dificil as fraldas se igualarem em relacao ao impacto ao meio ambiente. Acho legal todas estas questoes que andam se levantando no momento, pois discutindo o assunto aprendemos mais.

    ResponderExcluir
  9. Renata, não pude responder diretamente seu comentário mas, aí vai: Acho muito bom seu argumento e o que eu busquei com este artigo foi justamente o que consegui: o debate!

    Abraço

    ResponderExcluir
  10. Meninas eu relutei, mas eu cedi às fraldas de pano rsrs. Eu também achava que se usava mais água para lavar a fralda, e aí não seria tão ecologicamente correto. Mas lendo e conversando vi que eu estava errada em muita coisa. Ainda bem né? Hoje estou com um número bom de fraldas, aliás, está lá na máquina acabou de bater as fraldas mais as roupas da Sofia, e olha que não tenho empregada, tenho dois filhos, trabalho em casa, e além do trabalho, também arrumo a casa, e faço tudo sozinha. Participo de uma lista muito rica no Yahoo, chamada Fraldas de Pano, aprendi, e aprendo muita coisa lá. Montei uma comunidade no Orkut, e uma amiga montou no Face book, Lá trocamos várias informações sobre os vários tipos de fraldas, dicas de lavagens e tudo mais.
    E muita gente não sabe, mas já existe aqui no Brasil, em São Paulo uma empresa a Dipano, que vende fraldas de ótima qualidade, falo isso por experiência própria, uso na minha filha pra sair e inclusive pra dormir, Dura a noite toda, e minha filha fica sequinha. Fica aí a minha dica!!!!

    Ah e é claro o link da comu no Orkut http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=111912804

    No face book https://www.facebook.com/home.php?sk=group_200889983278164

    E o link da Dipano: http://www.fraldasdipano.com.br/index.php

    Beijoss

    ResponderExcluir
  11. Aqui usamos 100% fraldas de pano,desde o segundo mês.voltei a trabalhar quando minha filha tinha 3 meses,e mesmo na creche ela manteve o uso,e á assim até hj,nunca mais usou uma única descartável.A lavagem é o mais fácil,não gasto mais do que 15 minutos,a máquina faz tudo,inclusive lavo sem qualquer tipo de sabão,só água.

    ResponderExcluir

Comente, debata conosco, deixe sua opinião. Mãe é tudo igual agradece.

Web Analytics ▲ Topo