quarta-feira, 2 de março de 2011

Pelo Direito de Ser Criança

selo-walmart-a4-reduzido1

Fiquei sabendo através do blog Futuro do Presente que o  WAL-MART , a maior rede de varejo do mundo, está lançando nos Estados Unidos uma linha de maquiagem (!)  de uso diário, para crianças (!) de 8 a 12 anos, chamada Geogirl. A linha é completa e  composta por maquiagem, cremes antienvelhecimento e esfoliante. Veja a matéria do site da rede americana ABC aqui.

Nos Estados Unidos, ao que parece, encontra-se arraigada a idéia de que meninas devem agir como adultas precocemente. Prova disto é a febre dos concursos de beleza mirins, lá chamados  Beauty Peageant Contests . Exemplo do que pode ser feito a uma menina nesses concursos é a foto abaixo:

maquiagemkids2

Como penso que criança tem direito a infância, reproduzo abaixo o texto do Grupo Cria que questionou a Wal-Mart no Brasil sobre o assunto:

“Não somos contra maquiagem e uma linha de produtos naturais, para crianças BRINCAREM de vez em quando, é bem vinda. Sim, brincarem de vez em quando, nos jogos simbólicos. Porém, não consideramos saudável uma menina desta idade preocupar-se em sair somente maquiada, como se fosse uma adulta. Somos contra a adultização infantil e a erotização precoce estimulados também pelo uso contínuo e banalizado de maquiagens e produtos de beleza.

A assessoria de imprensa do Wal-Mart nos informa que não há previsão de lançamento da linha Geogirl no Brasil, porém, confirma que os produtos serão vendidos nos Estados Unidos.

Por isso, nós do Grupo Cria pedimos o apoio de toda população brasileira, principalmente mães e pais, para assinar a petição escrita pela ativista Mandy Van Deven que tem o objetivo de impedir as vendas da linha de maquiagem da fabricante Pacif World Corporation na rede varejista.

Vamos fazer este movimento crescer e mostrar que, sim, mães concientes estão em todos os continentes!”

Clique aqui e participe : http://www.grupocria.com.br/index.php/2011/02/grupo-cria-apoia-acao-contra-wal-mart/

8 comentários:

  1. Que absurdo. Fiquei chocada com essa menina de barbie...

    ResponderExcluir
  2. Uma coisa é uma menina de oito anos usar um pouco de baton e pô imitando os adultos, até eu que hoje detesto maquiagem mechia nas coisas das minhas tia e me fartava de estragar as coisas delas, mas magiagem de verdade para crianças, francamente, que loucura é essa??? \o/ Como educadora esse tipo de coisa me assusta!

    ResponderExcluir
  3. É absurdo mesmo,tão suave a beleza natural das crianças...é um horror estragar isso ,entupindo a meninada de maquiagem...
    Tô nessa tb amiga...
    Beijoo...

    ResponderExcluir
  4. Vanessa, vc ta cheia de blogs menina, fiquei confusa agora :-)

    mas o que é isso Nessinha do céu? Creme antienvelhecimento pra criancas?? Esse povo nao tem mais o que inventar... cruz credo, vou assinar sim, já!
    Um bj

    ResponderExcluir
  5. Nossa, Vanessa
    Tenho uma filha de nove anos e quando ela brinca com maquiagem fico torcendo para que ela não atiçe o desejo pela tal coisa tão cedo.

    Adorei conhecer seu cantinho que nos diz muito à respeito.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Vanessa meu nome é Adriana do blog http://adrianaeulalia.blogspot.com/
    Vim conhecer o blog através do blog da Ana, onde ela divulga a promoção de um livro.
    Confesso que gostaria de participar da promoção, mas acho chato vir a um blog só pela promoção.
    Dei uma olhada rápida no seu blog e gostei muito virei com mais calma para conhece-lo.
    bjus

    ResponderExcluir
  7. É absurdo mesmo,tão suave a beleza natural das crianças...é um horror estragar isso ,entupindo a meninada de maquiagem...
    Tô nessa tb amiga...
    Beijoo...

    ResponderExcluir

Comente, debata conosco, deixe sua opinião. Mãe é tudo igual agradece.

Web Analytics ▲ Topo